A vida adulta não é nada fácil: é preciso trabalhar, limpar a casa, abastecer a despensa e lidar com todos os boletos que chegam mensalmente ao seu lar. No entanto, com disciplina e dedicação, é possível cuidar do seu espaço, aliviar um pouco do estresse e ganhar qualidade de vida.

5 dicas para que sua rotina seja saudável

1.  Organize-se

Muitos especialistas em carreira dizem que o ambiente no qual vivemos e trabalhamos reflete como somos ou estamos por dentro. Logo, um local bagunçado demonstra o quanto sua mente está atrapalhada e confusa, por exemplo.

Seguindo essa premissa, arrumar a casa é um dos primeiros pontos para ter uma boa saúde mental e não surtar com todas as demandas do cotidiano. Manter a residência limpa, arejada e organizada também é uma forma de colocar as ideias em ordem.

2.  Mexa-se

Encontrar alguns minutos para praticar uma atividade física pode soar desafiador, mas basta abrir um pouco a mente que, logo, você consegue perceber que não é preciso praticar o exercício em uma única hora do dia.

Varrer a casa, trocar o elevador pelas escadas e estacionar o carro há alguns quarteirões de distância de onde tem que ir já são algumas formas práticas de colocar mais movimento no seu dia, sem necessariamente ter de parar para realizar o exercício.

Com criatividade, dá para se mexer muito mais e deixar o sedentarismo de lado. Vale acordar mais cedo para fazer ioga ou corrida, mas também se alongar durante o expediente ou enquanto assiste à TV. O importante é não ficar parado!

3.  Beba água

Muitas vezes, a gente se concentra tanto em uma atividade ao longo do dia que acaba se esquecendo de ações simples, como beber água ou se alimentar a cada três horas.

Segundo os médicos, o ideal é não esperar o corpo sentir sede e pedir água para ingerir o líquido, pois, esse pode ser um indício de que você está desidratando.

Manter uma garrafinha abastecida sempre por perto pode ser a chave para se lembrar de beber água e manter a hidratação em dia. Também há aplicativos que lembram o usuário de que é chegado o momento de tomar um copo de água.

Para quem reclama que não gosta desse líquido, pode substituí-lo por chá, suco ou isotônico, desde que consuma 30 ml (para elas) ou 50 ml (para eles) por quilo corporal.

A ingestão correta de água vai ajudar no funcionamento intestinal, além de hidratar profundamente pele, unha e cabelos, tornando-os muito mais bonitos e vistosos. Sem contar que a água também ajuda a liberar toxinas e promove a redução do edema.

4.  Durma bem

A necessidade de sono é individual. Tem gente que dorme quatro horas por noite e fica bem, outras precisam de nove horas ininterruptas dormindo para se sentirem dispostas no dia seguinte.

Conhecer seu perfil de sono e respeitá-lo é fundamental para a saúde. Quando adormecemos, nosso corpo passa por diversos processos de restauração e produção hormonal, importantes para o bem-estar.

Se o seu sono estiver com boa qualidade, você vai acordar todas as manhãs descansado e bem-disposto. Qualquer alteração deve ser informada ao médico de confiança.

5.  Coma bem

Quando se trata de nutrição, qualidade é sempre mais importante do que quantidade. Não adianta consumir três grandes pratos de alface por dia e não ingerir a mesma porção de proteínas e carboidratos.

A chave da boa saúde está no equilíbrio. Não é fácil, mas, se conseguir balancear a ingestão de nutrientes, nenhum alimento precisará ser banido do cardápio.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *