alimentos importantes para manter a imunidade

Ao preparar uma nova dieta, a preocupação de muitas pessoas é em como esse novo cardápio irá influenciar em seu peso. Entretanto, quando se visa adotar uma dieta mais saudável, tanto para os que querem ganhar peso, quanto para quem deseja perder os quilos a mais, é preciso ter em mente outras metas.

Uma delas é a melhora da imunidade fisiológica de seu corpo. Quanto mais forte ela for, menor serão as chances de seu organismo contrair uma doença. Dessa forma, da próxima vez que for comprar no mercado, procure levar alguns alimentos que tornarão seu corpo mais forte contra possíveis doenças.

O reforço imunológico pode prevenir desde problemas mais leves, como resfriados, principalmente, no período de inverno, até complicações mais graves. O importante é que você componha sua dieta com um cardápio diversificado, que irá atender seu corpo em diferentes necessidades. Abaixo, conheça alguns alimentos que você pode consumir diariamente e irão proporcionar muitas vantagens para o seu organismo.

Alho

O alho já é amplamente utilizado como um tempero para deixar as refeições ainda mais saborosas. Por ser rico em vitaminas A, C e E, atuando na redução e na diluição do muco nos pulmões, ele também traz benefícios para o corpo, podendo ser utilizado junto a antibióticos. Ele é eficaz em quadros de tosse persistente e bronquite.

Iogurte

Um consumo regular de iogurte faz toda a diferença na recomposição das bactérias benéficas que habitam nosso intestino. Elas não oferecem risco à saúde e trabalham no combate das bactérias “ruins”, que podem causar doenças. Além disso, a reposição dessas bactérias ajuda na melhor absorção de micronutrientes, como vitaminas.

Vegetais verde-escuro — brócolis, couve e espinafre

Os vegetais de tonalidade verde-escura são importantes na formação de glóbulos brancos, que são os responsáveis pela defesa do organismo contra vírus. Alimentos como a couve, o espinafre e o brócolis são ricos em ácido fólico, que auxilia a formação dos glóbulos brancos.

Tomate

Se quer diminuir as chances de desenvolver alguma doença cardiovascular, o tomate é o alimento que você procura. Ele é rico em licopeno, que atua na remoção de radicais livres do organismo. Se não forem combatidos, eles aceleram o envelhecimento celular e facilitam o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Gengibre

Problemas com inflamação na garganta? O gengibre pode te ajudar. Ele auxilia na defesa do organismo, sendo um alimento rico em vitaminas B6 e C, além de colaborar no combate de bactérias ruins para o corpo.

Cebola

A cebola é um importante alimento no combate no desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. Entre eles, é possível citar o de boca, laringe, mamas, ovário, rins, cólon e esôfago.

A cebola ainda é rica em substâncias que são anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antiparasitárias. Por isso, ela é um alimento que previne e combate problemas como gripes, resfriados e infecções, de uma maneira geral.

Alimentos ricos em zinco — carne, nozes e leguminosas

O zinco é um nutriente que ajuda a combater resfriados, gripes e outras doenças que atingem o sistema imunológico. São vários os alimentos que contêm ele e você pode consumir: castanhas, cereais integrais, carne, sementes e leguminosas, como feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha.

Lichia

Uma rica fonte de vitamina C, a lichia é mais um aliado importante na prevenção de gripes e resfriados. Além disso, as antocianinas presentes no alimento colaboram para impedir o desenvolvimento de doenças de diferentes tipos, como cardiovasculares, inflamatórias, crônico degenerativas e cancerígenas.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *