Caixa torácica – Guia da Anatomia ilustrado

A estrutura da Caixa torácica é uma região superior do tronco(torax) formado pelas costelas, parte da coluna vertebral, cartilagens costais, órgãos presentes em seu interior e músculos responsáveis por sua movimentação.

Qual a função da caixa torácica?

A caixa torácica tem como função proteger parte dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestivo, nervoso e linfático em seu interior e sua estrutura também permite  que os pulmões se dilatem e voltem ao formato do normal, permitindo a respiração em varias densidades.

Quais são os órgãos presentes na caixa torácica?

  • Coração.
  • Pulmões.
  • Esófago.

Além dos órgãos a também: As bases cardíacas (grandes vasos sanguíneos como a Aorta e a artéria pulmonar, que irrigam o sangue por todo o corpo), vias aéreas, traqueia, brônquios, glândula da tiroide e o ducto torácico.

órgãos caixa torácica visão frontal

outros artigos: Sociedade simples

Quais ossos compõem e quais seus nomes?

O sistema esquelético da caixa torácica é formado por 37 ossos, sendo eles 12 vértebras da coluna vertebral presos a doze pares de costelas e um osso central chamado esterno.

anatomia ossos caixa toracica

Os doze pares de costelas, são chamados:

  • As sete primeiras ”Costelas verdadeiras” (pois se articulam junto com o esterno).
  • As trés Seguintes ”Costelas falsas”  (pois se articulam indiretamente com o esterno).
  • as duas ultimas ”Costelas flutuantes”, (que ficam após o comprimento do esterno sem ligações com ele).

As 10 primeiras costelas que são ligadas ao esterno através de uma cartilagem de fibras chamada Cartilagem Costal, o que garante boa mobilidade aos ossos.

Dor na caixa torácica, o que pode ser?

dor no peito caixa toracica o que pode ser

Existem inúmeros problemas que podem desencadear dores nesta região, as mais comuns são:

  • Problemas Ósseos – As vértebras, costelas e cartilagens presentes na área, são estruturas complexas, um atrito mais forte podem facilmente ocasionar fraturas e rompimentos entre os ligamentos.
  • Dor muscular – O tórax é cercado por vários músculos que realizam os movimentos cotidianos do tronco, muitas vezes um mal jeito pode causa uma luxação que se não tratada pode até infeccionar o músculo.
  • Sistema Respiratórios – Tanto o diafragma quanto os pulmões podem se tencionar com o uso excessivo, causando dor durante a respiração.
  • Sistema Cardiovasculares – Problemas no coração, artérias e seus vasos podem também causar fortes dores na área do tórax.
  • Sistema digestivo – Muitas vezes a dor pode ser efeito de deterioração do exófago e demais órgãos do aparelho gástrico.

SE VOCÊ SENTIR QUALQUER DOR NA ÁREA DO PEITO, NÃO PERCA TEMPO, PROCURE ATENDIMENTO MÉDICO IMEDIATAMENTE.

Fontes: Wikipédia.

 

Caixa torácica – Guia da Anatomia ilustrado
4.8 (95.58%) 761 votos

Leave a Reply