A estrutura da Caixa torácica é uma região superior do tronco(torax) formado pelas costelas, parte da coluna vertebral, cartilagens costais, órgãos presentes em seu interior e músculos responsáveis por sua movimentação.
Sumário
Qual a função da caixa torácica?
A caixa torácica tem como função proteger parte dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestivo, nervoso e linfático em seu interior e sua estrutura também permite que os pulmões se dilatem e voltem ao formato do normal, permitindo a respiração em varias densidades.
Quais são os órgãos presentes na caixa torácica?
- Coração.
- Pulmões.
- Esófago.
Além dos órgãos a também: As bases cardíacas (grandes vasos sanguíneos como a Aorta e a artéria pulmonar, que irrigam o sangue por todo o corpo), vias aéreas, traqueia, brônquios, glândula da tiroide e o ducto torácico.
outros artigos: Sociedade simples
Quais ossos compõem e quais seus nomes?
O sistema esquelético da caixa torácica é formado por 37 ossos, sendo eles 12 vértebras da coluna vertebral presos a doze pares de costelas e um osso central chamado esterno.
Os doze pares de costelas, são chamados:
- As sete primeiras ”Costelas verdadeiras” (pois se articulam junto com o esterno).
- As trés Seguintes ”Costelas falsas” (pois se articulam indiretamente com o esterno).
- as duas ultimas ”Costelas flutuantes”, (que ficam após o comprimento do esterno sem ligações com ele).
As 10 primeiras costelas que são ligadas ao esterno através de uma cartilagem de fibras chamada Cartilagem Costal, o que garante boa mobilidade aos ossos.
Dor na caixa torácica, o que pode ser?
Existem inúmeros problemas que podem desencadear dores nesta região, as mais comuns são:
- Problemas Ósseos – As vértebras, costelas e cartilagens presentes na área, são estruturas complexas, um atrito mais forte podem facilmente ocasionar fraturas e rompimentos entre os ligamentos.
- Dor muscular – O tórax é cercado por vários músculos que realizam os movimentos cotidianos do tronco, muitas vezes um mal jeito pode causa uma luxação que se não tratada pode até infeccionar o músculo.
- Sistema Respiratórios – Tanto o diafragma quanto os pulmões podem se tencionar com o uso excessivo, causando dor durante a respiração.
- Sistema Cardiovasculares – Problemas no coração, artérias e seus vasos podem também causar fortes dores na área do tórax.
- Sistema digestivo – Muitas vezes a dor pode ser efeito de deterioração do exófago e demais órgãos do aparelho gástrico.
SE VOCÊ SENTIR QUALQUER DOR NA ÁREA DO PEITO, NÃO PERCA TEMPO, PROCURE ATENDIMENTO MÉDICO IMEDIATAMENTE.
Fontes: Wikipédia.
0 Comentários