Fazer exercícios e movimentar o corpo é essencial para uma boa saúde, tanto física quanto mental. Além de diminuir a frequência de dores crônicas, contribuir para a longevidade e prevenir diversas doenças, praticar atividades físicas também reduz o estresse, promove o bem-estar e ajuda a combater a depressão e a ansiedade.

O ideal é tirar 30 minutos do seu dia, de três a cinco vezes por semana, para fazer algum tipo de exercício físico. Entrar em uma academia pode ajudar a manter uma frequência, mas se você não tem tempo para isso, temos algumas dicas de exercícios que podem ser feitos em casa e de forma segura. Confira!

exercícios aeróbicos e fisioterapêuticos para fazer em casa

Exercícios Aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são os mais escolhidos pois são exercícios que não exigem força, e sim, respiração. A caminhada é um ótimo exemplo: no começo, a caminhada é lenta, e vai aumentando a intensidade aos poucos, mantendo o exercício confortável e agradável.

Quando se chega no nível em que respirar já está complicado, é melhor diminuir o ritmo, pois o exercício já está deixando de ser aeróbico para ser anaeróbico, ou seja, exercícios que exigem força muscular ao invés da respiração.

Agora que você já sabe o que são os exercícios aeróbicos, vamos falar sobre 2 exercícios dessa categoria que você pode fazer em casa.

  1. Exercícios de escada: se você mora em um condomínio ou em uma casa que tenha mais de um andar, você pode fazer esse exercício tranquilamente. Subir e descer escadas ajuda a fortalecer e tonificar as pernas, o que pode melhorar seu condicionamento físico para andar e correr. A dica aqui é pular um degrau na subida, para aumentar um pouquinho a intensidade do exercício e alternar o ritmo da atividade.
  2. Pular corda: se você brincou de pular corda na infância, você lembra como se faz esse exercício. Pular corda na fase adulta também ajuda — e muito! — no condicionamento físico, além de contribuir para a diminuição de peso. A dica é começar pulando com um certo intervalo de tempo e diminuir essa espera gradativamente, aumentando o ritmo aos poucos. Você pode montar séries com intervalos de descanso e variar os movimentos também. Use a criatividade!

Exercícios fisioterapêuticos

Além dos exercícios aeróbicos, alguns exercícios de fisioterapia também podem ser feitos em casa e de forma segura. Esse tipo de atividade é muito utilizado na recuperação de pacientes que sofreram algum acidente ou fizeram alguma cirurgia que influenciaram nos movimentos do corpo, mas qualquer pessoa que busque o fortalecimento dos ossos e dos músculos pode fazer.

Nos exercícios fisioterapêuticos, é comum usar alguns equipamentos para auxiliar nas atividades. Você pode encontrá-los em lojas especializadas de esporte e com valores acessíveis. Se você se encaixa no grupo de pessoas que sofreram algum tipo de trauma ou lesão, é importante consultar um médico para que ele indique a intensidade e a frequência que você pode fazer esses exercícios.

Sabendo de tudo isso, agora vou citar os 2 exercícios de fisioterapia que você pode fazer em casa.

  1. Alongamento com fita: esse exercício alivia a dor nas costas, aumenta a elasticidade, melhora a postura e reduz o estresse das articulações. Para fazê-lo, você vai precisar de uma fita de alongamento. Um ótimo exercício é deitar no chão e dobrar os joelhos de forma que os pés fiquem apoiados no chão. Você vai colocar o pé no centro da fita e esticar a perna para cima, segurando as pontas das fitas com as mãos. A fita deve ser puxada em direção ao tronco de forma que a perna fique esticada por 15 segundos. Você repete esse exercício com a outra perna e pode fazer 3 séries com cada perna.
  2. Exercícios com bola: com esse exercício você pode tonificar os músculos, trabalhar o equilíbrio e a coordenação motora. Para fazê-lo, você precisa de uma bola suíça (aquelas bolas grandes usadas no pilates). Você pode trabalhar a coluna sentando sobre a bola e deslizando as costas pelo equipamento, finalizando com a cervical apoiada na bola e os joelhos flexionados em 90º. A coluna deve ficar reta, o abdômen contraído e os braços esticados para trás, permanecendo assim por 15 segundos.

Gostou das dicas de exercícios aeróbicos e fisioterapêuticos para fazer em casa? Temos um post exclusivo sobre exercícios para os joelhos! É só clicar aqui e aproveitar mais algumas dicas para o fortalecimento do corpo.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *