Ninguém poderia prever o que está acontecendo em todo o mundo atualmente. Quando se poderia imaginar que um vírus pudesse transformar a vida de tantas pessoas?

E nesse novo contexto, surgiram novas profissões, justamente para atender às demandas não apenas da sociedade, mas também do mercado.

Um outro aspecto interessante é que muitas empresas tiveram que se reinventar, onde cargos de liderança estarão em alta, especialmente no setor de finanças.

Geralmente em épocas de crise, a maior parte das empresas percebe que, ter uma boa inteligência financeira é crucial, ainda mais em um mercado em constantes mudanças.

Nesse artigo, selecionamos algumas das profissões com alta demanda no período pós-pandemia, pois mesmo em um cenário atípico, novas oportunidades estão surgindo e é interessante saber quais são.

profissoes-pos-pandemia

Profissões em destaque pós-pandemia

Para se ter uma ideia mais detalhada, separamos por áreas:

Saúde

Obviamente que houve uma alta exponencial de vagas em hospitais e clínicas, muito por conta do Covid-19, mas a tendência é voltar ao normal.

No entanto, a área de saúde é uma das que não sente muito impacto em momentos de crise, justamente por estar associada a cuidados básicos.

Sempre haverá vagas para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outras especialidades médicas.

Tecnologia de informação

A área de TI já vinha mostrando um crescente, e isso só se intensificou com o novo coronavírus, especialmente devido aos maiores acessos à Internet.

Outro fator que promoveu esse crescimento foi com o fechamento de lojas físicas e abertura de e-commerce, onde quem entende de softwares e programas encontrou muitas possibilidades de trabalho.

Embora a concorrência seja um pouco acirrada, profissionais especialistas em sistemas de informação encontram espaço tanto no comércio eletrônico como em empresas que desejam se digitalizar.

E-commerce e Logística

Seguindo a mesma linha do TI, as áreas de e-commerce e logística também apresentaram um crescimento absurdo e a tendência é continuar.

Por exemplo, analistas de marketing digital nunca foram tão procurados quanto atualmente, muito em razão da mudança de comportamento dos consumidores.

Com o avanço do e-commerce, profissionais de marketing digital são imprescindíveis em qualquer tipo de negócio, em especial para aqueles que estão se lançando agora no mundo digital. Diversas foram os exemplos de agências de Marketing Digital que surgiram em 2020 por conta da demanda que surgiu por conta deste novo comportamento.

É preciso aplicar as estratégias corretas com a finalidade de trazer mais credibilidade e visibilidade. E a empresa que não marca a sua presença no digital, corre um sério risco de, inclusive, fechar suas portas.

Por sua vez, a área de logística também está com alta demanda, pois a gestão logística é essencial hoje até para que as empresas se mantenham em pé.

Voltando ao e-commerce, se a empresa não contar com uma logística eficaz, poderá ter sérios problemas, pois a logística é que é responsável por organizar a entrega de produtos, cumprir prazos, sempre buscando a satisfação dos clientes. Novos aplicativos para a integração do e-commerce, transportadoras e caminhoneiros surgiram neste ano. Um país com dimensões continentais é natural quem transportadoras de norte ao sul busquem ajuda no digital.

Como você percebeu, tudo o que está relacionado ao digital, vale a pena investir. Não é um setor forte apenas agora, mas é o futuro!

Por onde devo começar?

Você viu acima algumas das profissões que estarão em destaque mesmo no período pós-pandemia, mas para quem está se lançando no mercado, selecionamos algumas dicas:

  • Faça uma lista de coisas que gosta de fazer e pesquise no mercado como está cada uma delas, se há demanda, como está a concorrência, se o mercado está saturado;
  • Procure conversar com profissionais já atuantes no mercado. Assim, você tem uma ideia real de como é o dia a dia, se o mercado está estagnado, quais os desafios, etc. Assim, você tem uma noção melhor do que poderá enfrentar;
  • Profissionalize-se. Nada melhor do que está sempre atualizado, buscar se especializar em determinada área e se mostrar como uma autoridade.

Com a pandemia, novas profissões surgiram, assim como novas oportunidades de trabalho, por exemplo, o marketing digital.

Mas independente de qual for a sua área, pesquise, estude e se profissionalize. Só assim é possível se destacar da concorrência e ter um espaço no mercado.

Hoje, quem procura uma colocação, seja para trabalhar em uma empresa ou de forma autônoma, precisa de alguma forma mostrar um diferencial. Caso contrário, as chances são mínimas.

Por isso que é importante buscar sempre novos conhecimentos e se possível, ser um expert na sua área de atuação. Isso fará toda a diferença!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *