A primavera – estação mais colorida do ano – chegou no dia 22 de setembro e agora irá até o dia 21 de dezembro. 

Por isso, se você é uma pessoa que cuida da saúde e que quer se manter bem durante esses meses, confira as dicas que daremos a seguir para aproveitar essa estação do ano!

Cuidados Com a Saúde na Primavera Dicas Essenciais

Dicas essenciais para cuidar da saúde durante a primavera

Apesar da característica já bastante conhecida, nem tudo são flores na primavera. Isso porque, nesta estação do ano é comum a proliferação de ácaros, fungos, bactérias e alergias.,

Portanto, é de suma importância ter alguns cuidados. Veja a seguir quais são!

Hidratação

Mesmo que a primavera não tenha temperaturas tão elevadas como no verão, os ventos costumam ser mais fortes e intensos, o que pode gerar um ressecamento natural da pele.

Por isso, é essencial que você mantenha a hidratação em dia, afinal, a água é de suma importância para um bom funcionamento de nosso organismo e gera inúmeros benefícios à nossa saúde.

Sendo assim, todos os dias, encha uma garrafinha no seu bebedouro ou purificador de água para manter-se hidratado. O ideal é ingerir pelo menos 2,5l diários.

E caso sua pele esteja começando a ficar ressecada, invista em cremes hidratantes, de preferência neutros.

Alimentação

Se você não quer ter problemas com sua saúde na primavera (e nas outras estações também), você precisa cuidar da sua alimentação. 

Como? Reforçando a sua imunidade com legumes e verduras, e evitando o consumo em excesso de produtos industrializados.

Sabe aquela história de “montar um prato colorido”? Então, invista nele em sua rotina e você notará as diferenças em sua saúde.

Higienização de roupas/lençóis

Como falamos no início do artigo, na primavera é comum que surjam ácaros, fungos e bactérias. Além do mais, há alguns riscos de problemas respiratórios por conta do processo de polinização das flores.

Por isso, para evitar alergias, rinites, coceiras, coriza e outras irritações, faça uma boa higienização de seus lençóis e de suas roupas com sabão neutro, ainda mais em relação àquelas peças que estavam guardadas no armário há um bom tempo.

E evite produtos com cores e cheiros fortes, pois assim você diminui as chances de ter alguma crise alérgica.

Sensibilidade dos olhos 

Você sabia que muitos casos de conjuntivite acontecem na primavera? Pois é, nessa época do ano, por conta do clima e da baixa umidade do ar, há um risco maior de ter esse tipo de inflamação/irritação nos olhos.

Portanto, é importante evitar o contato direto com os olhos, coçar, por exemplo e, caso comece a senti-los secos e/ou irritados, use um colírio neutro para prevenir e lave-os com soro fisiológico algumas vezes durante o dia.

Protetor solar

Protetor solar

Na primavera o clima no dia a dia já é mais quente e o sol aparece com mais frequência, comparado com a última estação – o inverno. 

Por isso, quando sair, seja para trabalhar, passear, fazer uma atividade física, passe protetor solar.

Dessa forma, você evita problemas causados pelos raios ultravioletas.

Ambientes arejados

Por fim, outra dica importante para cuidar da sua saúde durante a primavera é manter os ambientes sempre bem arejados, seja da sua casa, do seu trabalho ou de qualquer outro lugar que estiver.

Portanto, abra as janelas e deixe o sol entrar, limpe sua casa regularmente com um pano úmido e evite deixar brinquedos de pelúcia espalhados, bem como tapetes e carpetes. A sua saúde agradece.

E claro, se você tiver algum problema respiratório, tosse seca constante, alergia ou irritação, não deixe de consultar um médico para que possa te ajudar. Ele pode te indicar algum descongestionante nasal, colírio ou outro medicamento que seja funcional para você.

Afinal, a nossa saúde não pode ser levada na brincadeira. É preciso ter atenção e adotar certos cuidados para que ela seja sempre a melhor possível.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *