Função do pâncreas no corpo Humano

Conheça a Função do pâncreas: O pâncreas é um órgão localizado no abdômen. Ele desempenha um papel essencial na conversão dos alimentos que ingerimos em combustível para as células do corpo. O pâncreas tem duas funções principais: uma função exócrina que ajuda na digestão e uma função endócrina que regula o açúcar no sangue.

Função do Pâncreas

Localização do pâncreas – Onde fica o pâncreas no corpo humano?

O pâncreas está localizado atrás do estômago no abdômen superior esquerdo. Está rodeado por outros órgãos, incluindo o intestino delgado, fígado e baço. É esponjoso, com cerca de seis a dez centímetros de comprimento, e tem a forma de uma pêra plana ou um peixe estendido horizontalmente no abdômen.

A parte larga, chamada de cabeça do pâncreas, está posicionada em direção ao centro do abdômen. A cabeça do pâncreas está localizada na junção onde o estômago encontra a primeira parte do intestino delgado. É aí que o estômago esvazia o alimento parcialmente digerido no intestino, e o pâncreas libera enzimas digestivas nesses conteúdos.

A seção central do pâncreas é chamada de pescoço ou corpo.

A ponta fina é chamada de cauda e se estende para o lado esquerdo.

localização do Pâncreas

Grandes vasos sanguíneos circundam o pâncreas, a artéria mesentérica superior, a veia mesentérica superior, a veia porta e o eixo celíaco, fornecendo sangue ao pâncreas e outros órgãos abdominais.

vasos sanguíneos do pâncreas

Quase todo o pâncreas (95%) consiste em tecido exócrino que produz enzimas pancreáticas para a digestão. O tecido remanescente consiste de células endócrinas chamadas ilhotas de Langerhans. Esses aglomerados de células parecem uvas e produzem hormônios que regulam o açúcar no sangue e regulam as secreções pancreáticas.

Mais afinal de contas, quais as Funções do pâncreas?

Um pâncreas saudável produz os produtos químicos corretos nas quantidades apropriadas, nos momentos certos, para digerir os alimentos que ingerimos.

Função Exócrina

O pâncreas contém glândulas exócrinas que produzem enzimas importantes para a digestão. Estas enzimas incluem tripsina e quimotripsina para digerir proteínas; amilase para a digestão de carboidratos; e lipase para quebrar as gorduras. Quando o alimento entra no estômago, esses sucos pancreáticos são liberados em um sistema de dutos que culminam no ducto pancreático principal. O ducto pancreático se une ao ducto biliar comum para formar a ampola de Vater, que está localizada na primeira porção do intestino delgado, chamada de duodeno. O ducto biliar comum origina-se no fígado e na vesícula biliar e produz outro importante suco digestivo chamado bile. Os sucos e bile pancreáticos que são liberados no duodeno ajudam o corpo a digerir gorduras, carboidratos e proteínas.

Função Endócrino

O componente endócrino do pâncreas consiste em células ilhotas (ilhotas de Langerhans) que criam e liberam hormônios importantes diretamente na corrente sanguínea. Dois dos principais hormônios pancreáticos são a insulina, que age para baixar o açúcar no sangue, e o glucagon, que age para elevar o açúcar no sangue. A manutenção de níveis adequados de açúcar no sangue é crucial para o funcionamento dos principais órgãos, incluindo o cérebro, o fígado e os rins.

Função Endócrina do pâncreas

Doenças do Pâncreas

Distúrbios que afetam o pâncreas incluem pancreatite, condições pré-cancerosas, como PanIN e IPMN, e câncer pancreático. Cada distúrbio pode apresentar sintomas diferentes e requer tratamentos diferentes.

Leia também: Caixa torácica – Guia da Anatomia ilustrado

Pancreatite

A pancreatite é uma inflamação do pâncreas que ocorre quando as secreções das enzimas pancreáticas se acumulam e começam a digerir o próprio órgão. Pode ocorrer como ataques dolorosos agudos que duram uma questão de dias, ou pode ser uma condição crônica que progride ao longo de um período de anos.

Antes do câncer de pâncreas

A causa exata do câncer de pâncreas ainda é desconhecida, mas existem fatores de risco conhecidos que aumentam o risco de desenvolver a doença. O tabagismo, uma história familiar de câncer de pâncreas ou síndromes de câncer hereditário e pancreatite crônica são alguns desses fatores. Além disso, certas lesões pancreáticas, como Neoplasias mucosas papilares intraductais (IPMNs) e neoplasia intraepitelial pancreática (PANIN), são consideradas precursoras do câncer de pâncreas.

Câncer de pâncreas

A forma mais comum de câncer pancreático é o adenocarcinoma pancreático, um tumor exócrino que surge das células que revestem o ducto pancreático. Uma forma muito menos comum, os tumores endócrinos, representam menos de 5% de todos os tumores pancreáticos e são por vezes referidos como neuroendócrinos ou tumores de células das ilhotas.

Função do pâncreas no corpo Humano
4.8 (95.39%) 295 votos

Leave a Reply