moda vegana

Com o avanço da tecnologia, a produção em massa de produtos que podem causar impactos ruins no meio ambiente e também com o avanço do consumismo brasileiro, a moda sustentável tem sido cada vez mais útil e precisa para a sociedade. 

A moda sustentável se apresenta como alternativa para a melhora significativa do meio ambiente de forma geral. Por trás de todas as roupas, sapatos, e bolsas que compramos, existe a produção massante para suprir a necessidade do consumismo crescente entre os brasileiros. 

Para além da produção em massa para suprir o consumismo, ainda temos a questão dos resíduos químicos que são produzidos em grande quantidade, que provém da produção em massa. 

A indústria têxtil produziu aproximadamente 73 milhões de toneladas de roupas no ano de 2015, porém somente 20% de todo esse tecido é reciclado por ano ao redor do mundo inteiro, uma quantidade extremamente baixa se comparada a quantidade que é produzido. 

A moda do consumismo ganhou força quando a população percebeu que poderia adquirir todas semana uma peça nova de alguma coleção, e com isso a produção de peças rápidas e com preços baixos teve uma crescente muito grande, obrigando os trabalhadores a trabalharem muito e ganhar pouco por produção. 

Essa fabricação, foi levada para países de terceiro mundo, onde a mão de obra é muito mais barata, e não se tem a regulamentação de direitos trabalhistas e condições básicas de trabalho. 

Uma peça de roupa, deixa um rastro muito grande para trás dentro do seu processo de vida, desde a plantação e colheita de algodão, produção, processo, transporte até a loja, utilização e descarte. 

Fora isso ainda tem produtos químicos utilizados na produção, agrotóxicos nas plantações de algodão, tintas e corantes utilizados nas roupas e descarte final, que tem impacto maléfico muito grande para o meio ambiente. 

Pensando nesses aspectos que a moda sustentável adentrou o mercado da moda para questionar todos esses malefícios provenientes das grandes marcas que visam somente o lucro e se esquecem do meio ambiente. 

Moda sustentável 

A moda sustentável é baseada na preservação do meio ambiente, mas não confunda moda sustentável com moda consciente, pois a moda consciente visa diminuir os impactos causados no meio ambiente através da diminuição de produtos químicos, e exclusão de alguns produtos maléficos ao meio ambiente, já a moda sustentável, visa extinguir toda e qualquer forma de agredir o meio ambiente através da produção e venda de roupas, calçados e bolsas. 

O papel principal da moda sustentável é preservar o meio ambiente em todas as etapas, e não somente em algumas partes como a moda consciente. A moda sustentável busca reduzir os poluentes utilizados no momento da fabricação do produto e também visa minimizar a retirada de matérias primas da natureza. 

Há diversas forma de fazer moda sustentável, mas em todas elas há alguns critérios a ser seguidos para ser considerada moda sustentável, portanto, para que seja considerada moda sustentável é preciso considerar as questões ambientais, sociais e econômicas, ou seja, se o produtos que são produzidos por uma loja, não estiverem voltados para essas questões, não pode ser considerada moda sustentável. 

 Quais as principais marcas de moda sustentável do Brasil?

existem diversas marcas de moda sustentável no Brasil, e separamos as 4 principais marcas de moda sustentável do Brasil que realmente se preocupam com as questões sociais, econômicas e ambientais no momento de fabricar produtos que não causem impacto ambiental. Acompanhe abaixo as 4 principais marcas de moda sustentável do Brasil: 

BIRKENSTOCK 

A Birkenstock é uma marca que preza pela moda sustentável em vários produtos. As coleções da marca vem crescendo de forma significativa com o intuito de preservar o meio ambiente cada vez mais. 

Um dos sucessos no Brasil, é a coleção de sandálias veganas masculinas que a Birkenstock trouxe para o Brasil, a coleção é totalmente sustentável e focada nos critérios de impacto social, ambiental e econômico. 

INSECTA SHOES

 A insecta vende calçados, bolsas e acessórios, com todo o cuidado em diminuir os impactos ambientais. Os compradores são conscientizados sobre veganismo, sustentabilidade e comércio justo. 

Além disso a empresa incentiva e mostra aos empreendedores que mesmo trabalhando e investindo em moda sustentável, é possível estar entre as tendências de moda, conforto, qualidade  e durabilidade. 

FAUNA 

A marca Fauno acredita na moda consciente e em escolhas sustentáveis. Visa amenizar os impactos causados pelo consumismo, fabricando produtos que não aumentem esse impacto. 

A marca é feita para pessoa que tem atitude e personalidade, com produtos ousados e elegantes que são tendência de moda sustentável em todo o país. 

VEGANO SHOES 

A marca Vegano Shoes, é uma marca que produz bolsas, sapatos e tênis com materiais veganos, visando reduzir o impacto ambiental maléfico que a produção de produtos não veganos pode causar.

Sempre preocupada em respeitar a vida de todas as formas, a marca busca confeccionar produtos com qualidade, conforto e durabilidade. 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *