Ter plantas em casa é uma ótima maneira de equilibrar a energia do ambiente e deixar os cômodos mais atraentes. O que muitas pessoas não imaginam é que elas também podem te ajudar a dormir bem.
A explicação tem a ver com os aromas, especialmente, quando falamos das flores. Se é um cheiro que acalma, pode ter certeza que pegar no sono vai se tornar uma tarefa muito mais fácil.
No entanto, é preciso alguns cuidados na hora de escolher as plantas que você vai cultivar dentro de casa, sobretudo, no seu quarto. Veja algumas dicas:
Sumário
Lavanda
Você já deve ter ouvido alguma recomendação do uso da lavanda nos produtos para bebês. Isso porque é uma planta capaz de acalmar e reduzir a frequência cardíaca.
Ela é uma boa opção para quem está com dificuldades para dormir devido ao estresse e à ansiedade. Em vez de ficar rolando na cama até cansar, com o aroma da lavanda, você conseguirá relaxar e irá melhorar a qualidade do seu sono.
Espada de São Jorge
Quem não é tão fã de flores e prefere as plantas verdes para adornar o ambiente encontra conforto na Espada de São Jorge. Ela absorve toxinas e é tipicamente conhecida como símbolo de proteção.
Assim, o ar do quarto fica mais puro. Além disso, existem pessoas que acreditam que a planta também é capaz de afastar energias negativas.
Jasmim
Apesar de ser uma planta que precisa de exposição à luz solar, adapta-se bem aos ambientes internos, inclusive, ao quarto. Ainda assim, é interessante deixá-la próxima à janela, de forma que receba um pouco de Sol.
As flores são indicadas para pessoas que têm dificuldade para dormir devido à ansiedade. Sua fragrância acalma e, além de melhorar o sono, resulta em um humor mais alegre na manhã seguinte.
Camomila
O chá de camomila já é recomendado por quem deseja uma noite de sono tranquila, não importa qual seja a sua idade. Então, manter a planta por perto, especialmente, no quarto, pode ser uma ótima ideia.
Assim como o chá, o cheiro da flor também ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse, já que permite que você entre em um estado de relaxamento profundo.
Babosa
Essa é uma sugestão para aqueles que não querem flores ou plantas com odores mais fortes. A babosa também combina com o quarto e trabalha para melhorar a qualidade do ar.
Com menos toxinas no cômodo, inclusive, qualquer resto de produto de limpeza, fica mais fácil pegar no sono. Ela é ideal para quem busca uma planta mais prática de cuidar.
Gérbera
Além de coloridas e muito bonitas, as gérberas vão te ajudar a respirar melhor durante a noite. Sua principal função é a filtragem do ar e a liberação de oxigênio.
Como não tem uma fragrância tão forte, é uma boa companhia para quem tem rinite ou outra alergia respiratória. Há quem acredita que essas flores trazem boas vibrações para o ambiente. Elas precisam de luz solar, então é preciso saber onde colocá-las.
Hera
Se a ideia é uma planta que enfeite o ambiente e ajude o sono de adultos, pode apostar na hera. Ela reduz o mofo no ar e, consequentemente, ajuda a diminuir as alergias respiratórias.
O ideal é que sejam cultivadas suspensas, para evitar o contato com os animais de estimação ou com as crianças, já que são tóxicas se ingeridas.
Gardênia
Essa é uma planta que estimula o sono e diminui a ansiedade. Ótima para manter no quarto, principalmente, se você não consegue se desligar das preocupações.
Seu cultivo exige um pouco mais de atenção. Ainda assim, são flores que preferem a luz indireta, por isso se adaptam bem aos espaços internos.
Todas essas plantas enfeitam o quarto ao mesmo tempo em que te ajudam a dormir um sono tranquilo e de qualidade. Não deixe de incluí-las em sua casa.
0 Comentários