A qualidade do seu sono pode influenciar muito o seu humor durante o dia, por isso aprenda dicas para dormir bem.

Uma boa noite de sono pode ser um fator determinante para a sua saúde. Existem diversos processos que só ocorrem quando estamos descansando e que precisam acontecer para que nosso corpo funcione da melhor maneira possível.

É muito importante prestar atenção em diversos fatores que garantem a qualidade do seu sono. Dessa maneira, tenha certeza que você está se cuidando, até durante a hora de se deitar.

O que acontece enquanto dormimos

O que acontece enquanto dormimos?

Enquanto estamos dormindo, nosso corpo está relaxado, mas em trabalho contínuo. Vários processos ocorrem para que o seu despertar, de forma serena e tranquila, seja garantido.

Uma dessas ações é a recuperação de disposição. Durante o dia, gastamos uma grande quantidade de energia, seja para respirar, comer, pensar e falar, ou em exercícios físicos, andando, trabalhando e realizando múltiplas tarefas. Assim, quando repousamos, nosso sistema começa a restabelecer todo esse vigor.

Outro fator decorrente de uma boa noite de sono é a regularização dos hormônios, como os de crescimento, e também a otimização do organismo. Tudo isso acontece para nos restaurar, garantindo uma boa performance no próximo dia.

Ao dormir, a memória é consolidada na mente. Aquilo que foi vivido, estudado e escutado durante o dia é absorvido, o que auxilia em um melhor rendimento e aprendizado.

Os tecidos do corpo são restaurados enquanto dormimos. Ou seja, nosso processo de cura e de cicatrização está interligado com uma noite bem dormida, com muita qualidade.

Quais são as consequências de uma noite de sono sem qualidade?

Ao experienciar uma noite de sono ruim, o nosso corpo sofre mudanças que interferem no dia a dia e desempenho. Algumas dessas consequências são:

  • Alterações de humor;
  • Dificuldades de aprender;
  • Maior risco de inflamações;
  • Aumento do risco de desenvolvimento de ansiedade e depressão;
  • Interferência no desenvolvimento e crescimento do corpo;
  • Enfraquecimento do sistema imunológico,
  • Possibilidade de ganho de peso e desenvolvimento de diabetes.

Como garantir uma boa noite de sono?

Não é recomendado dormir menos de 6 horas por noite, sendo indicado cerca de 8 horas a partir dos 14 anos de idade. Além da quantidade de sono, alguns fatores são essenciais para garantir a qualidade deste.

 

Uma dica é dormir sempre no mesmo horário. Quando se escolhe uma hora para ir descansar, seu corpo se acostuma com essa informação e segue uma rotina. Isso garante um bom desenvolvimento e uma qualidade melhor para seu sono.

Outro fator é evitar aparelhos eletrônicos ligados, como TVs e computadores. Um ambiente escuro é ideal para que o corpo consiga desenvolver todos os processos noturnos. Afinal, ele entende que está na hora dessas ações acontecerem por estar “de noite”, ou seja, escuro.

Manter uma alimentação noturna equilibrada e leve também é muito importante. Caso ingira comidas pesadas, seu corpo terá como objetivo realizar a digestão e isso pode atrapalhar a qualidade do seu sono.

Procure fazer do momento de descanso um tempo dedicado ao relaxamento. Muito estresse é sofrido durante o dia e essa tensão fica acumulada nos músculos. Por isso, tentar evitar pensamentos pesados antes de deitar e focar em relaxar é uma dica a ser seguida.

Por fim, ter um ambiente que proporcione conforto é muito recomendado. Procure luzes que sejam suaves, uma cama que te traga aconchego e travesseiros que te proporcionem relaxamento. Ao garantir um espaço que te agrada, você está mais próximo de uma noite bem dormida.

Detalhes para ficar atento

Observe os sinais que indicam uma noite de baixa qualidade. O ronco pode ser um deles e é necessário visitar um especialista para entender qual o motivo de você roncar e, assim, garantir uma noite melhor.

A insônia também é um problema enfrentado por muitos. É essencial tratá-la, uma vez que dormir é mais que necessário para um bom desenvolvimento e funcionamento do corpo humano.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *