Sociedade simples – Sua Sociedade se encaixa neste modelo?

O modelo de contrato social sociedade simples é um tipo de acordo muito usado entre prestadores de serviço que precisam formar uma parceria que tenha menos burocracia e gastos. A seguir uma explicação detalhada sobre esse tipo de sociedade:

sociedade simples pura e limitada

O que é uma Sociedade Simples?

Uma sociedade simples é definida pelo tipo de parceria onde duas ou mais pessoas se juntam para exercer atividades sem fins lucrativos. Ou seja, em que a pouco ou nenhum retorno financeiro para todas as partes.

Alguns exemplos de sociedades simples são profissionais que pretendem exercer atividades como filantropia, de caráter artística, de educação e produção de conteúdo,  trocas de informações, literária e o cientifica.

É interessante frisar que esse tipo de sociedade é normalmente formada por ”interesses pessoais”.

Exemplos práticos:

Dois artistas se unem para criar uma obra de exposição em que não vai haver cobrança alguma para quem for ver.associação simples de caráter artístico e produção de conteúdo.

Quatro médicos se juntam para criar um estudo sobre anatomia que será distribuído a comunidade cientificaassociação simples para fins de produção de conteúdo Cientifico.

Dois empreiteiros dividem uma empreita e o lucro da mesma – Não caracteriza sociedade simples, e sim sociedade empresarial, pois a ganho financeiro.

Leia mais sobre sociedades.

Existem dois tipos de contrato, a sociedade simples pura e a sociedade simples limitada:

O que é sociedade simples pura?

Na sociedade simples pura não a limitações de responsabilidade entre os sócios,  todos são responsáveis integralmente responsáveis por todos os aspectos da parceria, tanto de caráter jurídico quanto financeiro. Sócios podem contribuir apenas com prestações de serviços, não é necessários lavras atas de reuniões. É geralmente usada por sociedades pequenas.

O que é sociedade simples limitada?

A sociedade simples limitada é o modelo normalmente usado por associações maiores, a responsabilidade dos sócios é limitada, não pode haver sócio contribuindo apenas com prestação de serviços, deve haver atas nas reuniões entre os sócios.

Perguntas frequentes:

  • Qual a diferença entre sociedade simples e sociedade empresarial? Na sociedade empresarial a lucro, na sociedade simples não, a sociedade simples é lavrada em cartório e a empresarial na junta comercial.
  • Quais códigos civis amparam esse tipo de sociedade? A sociedade simples esta prevista no código civil artigos 982 e 983, a sociedade simples pura nos artigos 997 a 1038 e a sociedade simples limitada nos artigos 1052 a 1087.
  • A sociedade simples pode declarar falência? Esse tipo de associação não pode declarar falência.

Baixar Modelo de contrato de sociedade Simples:

Precisa de um modelo de contrato?

Você pode preencher e salvar seu contrato de sociedade simples neste link(clique aqui)

 

 

Sociedade simples – Sua Sociedade se encaixa neste modelo?
4.7 (94.76%) 126 votos

Leave a Reply